Blog

Tudo o que você precisa saber para ingressar na profissão de desenvolvedor de aplicativos

quarta, 19 de junho de 2019

De acordo com uma pesquisa feita pela Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento de consumidores, 9  a cada 10 brasileiros possuem celular, sendo 90% deles usuários do sistema Android e 5,8% do iOS.

Por causa de tantos dados relevantes e notando o crescimento dessa profissão, separamos algumas curiosidades sobre ela como o tipo de trabalho exercido, as habilidades necessárias para ser um desenvolvedor de aplicativos e muito mais.

O surgimento da profissão de desenvolvedor de aplicativos

Foi-se a época em que as profissões mais procuradas do mercado limitavam-se apenas às tradicionais como médico, engenheiro e advogado. Com o surgimento e avanço de tecnologias, muitas novas carreiras surgiram também e a demanda por profissionais dessas áreas cresce exponencialmente.

Se você busca fugir do tradicional e trabalhar com algo realmente inovador, conheça algumas das profissões que surgiram com o avanço da tecnologia:

a) cientista de dados – é o profissional que organiza, decifra e extrai informações a partir de dados que as empresas geram por meio do Big Data;

b) analista de marketing digital – é ele quem entende o público-alvo da empresa e desenvolve ações para alavancar as vendas de um produto ou melhorar a imagem de uma instituição na internet;

c) desenvolvedor web – atua na criação de sistemas para internet ou na adaptação de sistemas já existentes;

d) influenciadores digitais – são pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais e se transformaram em formadores de opinião e criadores de tendências de consumo;

Dentre essas e as demais carreiras que vêm ascendendo no mundo tecnológico, também se destaca a profissão de Desenvolvedor Mobile ou, simplesmente, desenvolvedor de aplicativos

Entenda o que faz um desenvolvedor de aplicativos

Um programador é o profissional que tem a responsabilidade de utilizar as linguagens de programação a fim de criar coisas completamente novas e dar utilidade a esses equipamentos que tanto usamos (computadores, celulares, tablets).

O desenvolvedor de aplicativos, ou desenvolvedor mobile, é um programador que vai atuar no desenvolvimento de aplicativos ou sistemas, programando nativamente ou por meio de outras linguagens, para dispositivos móveis (celulares e tablets).

É ele quem vai analisar as necessidades do cliente, traçar o planejamento e o desenvolvimento do app, implantação de ferramentas e recursos, e configurar testes.

Habilidades necessárias para ser um bom desenvolvedor mobile

Esse profissional tem que ter o conhecimento técnico e lógico para desenvolver soluções tão completas quanto as usadas em desktop e web, mas pensando nas adaptações necessárias para que caibam literalmente no bolso dos usuários.

Além dessas habilidades, para exercer a profissão de desenvolvedor de aplicativos o profissional necessita de algumas outras que listamos abaixo.

  • Raciocínio lógico,
  • Saber se comunicar,
  • Capacidade analítica,
  • Saber trabalhar em equipe,
  • Ser proativo e ter iniciativa,
  • Capacidade de organização
  • Lidar bem com prazos e metas,
  • Capacidade de analisar e resolver problemas de forma eficaz e
  • Multitasking (profissionais que tem a habilidade de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo).

Destacam-se também aqueles profissionais que tenham noções de SEO, Google Analytics e linguagens compatíveis com mobile.

E apesar de não ser obrigatório, muitas empresas consideram como diferencial a graduação em Ciência da Computação, Matemática, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e áreas correlatas.

Seja um bom desenvolvedor de aplicativos com o curso da Evolua

O êxito na profissão de desenvolvedor de aplicativos não depende apenas de ter as habilidades necessárias para a área ou ter uma grande ideia. Esteja à frente fazendo um bom curso profissionalizante e comece de imediato na carreira.

Para isso, a Evolua está desenvolvendo um curso especialmente voltado a ensinar todas as técnicas para criar, desenvolver e analisar aplicativos para dispositivos móveis. Se você ficou interessado, não deixe de acompanhar aqui mais detalhes do novo curso. Em breve, mais novidades!

 

Confira os módulos: 

- Lógica de Programação; 

- Criando Aplicativos com Angular;

- Desenvolvimento de Apps;

Gostou? Acesse o nosso site e se inscreva no formulário no final da página para receber mais informações sobre o curso! Ou solicite uma aula demonstrativa grátis. 

Comente e participe:


 

© Todos os direitos reservados - Escola Via Brasil 2024

Compartilhe:

© Todos os direitos reservados - Escola Via Brasil 2024